1. Quais informações Telspy oferece?

Você recebeu uma chamada de um número desconhecido? Está procurando informações sobre os números de telefone mais pesquisados em seu país? No site da Telspy, você pode encontrar estatísticas sobre os números mais procurados além de mais detalhes sobre quem está ligando: Telspy agrega dados de várias fontes e oferece informações sobre o tráfego de pesquisa e os possíveis proprietários desses números. De uma forma fácil, você pode dizer se o número é confiável ou não, descobrir seu proprietário e origem e descobrir quantas classificações ele possui no tellows e no Telspy. Você também pode avaliar a chamada e, assim, ajudar outras pessoas a avaliar o número com mais precisão. Usando as estatísticas de pesquisa, você pode descobrir o quão ativo o número de telefone esteve nas últimas semanas. Além disso, o Telspy oferece mais informações sobre o número, como a localização e o tipo de chamada.

2. Quais são os tipos de chamada?

Desconhecida

Se você foi contatado por um número que não reconhece, pode ser algo importante. No entanto, também é possível que seja um operador de telemarketing tentando vender algo para você. Nem todas as chamadas nesta categoria são suspeitas.

Conselho: é indicado ser cauteloso, mas você pode atender a chamada nestes casos. Preste a atenção se a pessoa que está do outro lado da linha se apresenta com o nome e o nome da empresa, bem como o motivo da ligação. Se for um incômodo, você pode simplesmente encerrar a conversa e dizer que não está interessado.

Número confiável

Um número confiável pode, por exemplo, ser um conhecido ou parceiro de negócios cujo número você não salvou em seus contatos. Esses tipos de chamadas geralmente são feitas por motivos de saúde, quando desejam marcar uma consulta ou por um departamento de atendimento ao cliente que deseja lhe informar sobre uma nova oferta ou uma alteração no seu contrato. Números confiáveis, em suma, não irão incomodá-lo.

Conselho: você pode atender a essas chamadas sem pensar duas vezes se reconhecer o número ou tiver certeza de com quem está falando. No entanto, se você não tiver certeza se quem está ligando é confiável, procure o número no Telspy para obter mais informações ou para alertar outros usuários.

Loteria

Você recebeu uma ligação informando sobre sorteios ou loterias? As loterias são muito populares e há oportunidades em todos os lugares para participar. No entanto, eles nem sempre são confiáveis e você deve ter cuidado especial com chamadas desse tipo. Como regra, os vencedores das loterias ou sorterios não são contatados por telefone. Durante esse tipo de ligação, você é informado sobre a participação recente em uma competição online. Para receber o prêmio, você deve primeiro assinar uma contrato ou pagar uma taxa pela participação. Através deste método, os golpistas tentam se apossar dos seus dados bancários.

Conselho: para receber um prêmio, você nunca precisará pagar uma taxa. Se você realmente participou de uma competição, solicite os detalhes sejam enviados por e-mail. Caso contrário, você deve encerrar a chamada.

Agência de cobrança

Muitas empresas podem se enquadrar nessa categoria, por exemplo, portais de Internet e provedores de telefonia. Durante a chamada você é informado que tem valores pendentes em seu contrato, os quais deve pagar o mais rápido possível. Na realidade, na maioria dos casos, não há provas legais do valor a dever.

Conselho: se você receber uma ligação de uma empresa de cobrança, deve ser informado com precisão sobre do que se trata a dívida. Dessa forma, você poderá facilmente reconhecer se é uma chamada fraudulenta. Seja uma agência real de cobrança ou uma fraude, você não precisa atender chamadas abusivas. Nesse caso, você pode denunciar as chamadas à polícia ou ao Procon.

Publicidade agressiva

As chamadas de publicidade podem conter ofertas confiáveis. No entanto, para receber essas chamadas, você precisa ter concordado previamente com elas. As chamadas de marketing não solicitadas são desagradáveis e são uma perda de tempo para a maioria das pessoas e, em muitos casos, não são permitidas. Se receber chamadas de publicidade sem seu concentimento, saiba que isso não é permitido. Obviamente, pode acontecer do atendente apresentar um produto interessante, mas você certamente não deve fazer uma compra por telefone sem se informar sobre o produto ou sobre a empresa.

Conselho: se a chamada de publicidade for tentadora, solicite uma oferta por escrito a ser enviada por e-mail e não concorde às pressas com nenhum contrato por telefone. Muitas vezes, você não conhece os termos e condições ou a empresa acaba agindo de forma diferente do que alegaram. Normalmente, não é fácil cancelar esse tipo de contratos. Na internet, você pode encontrar muitos casos, baseados em experiências de usuários, sobre empresas que anunciam seus produtos por telefone.

Pesquisa de opinião

Você foi contatado por uma empresa de pesquisa de opinião? Pesquisas por telefone são uma maneira comum de realizar pesquisas de mercado e pesquisas de opinião. Essas chamadas são permitidas mesmo que não sejam de interesse de todos. Normalmente, o chamador faz apenas algumas perguntas curtas por telefone sobre tópicos específicos, como política e hábitos do consumidor.

Conselho: se você não deseja mais ser contatado pela empresa se pesquisa, expresse isso durante a ligação. Também costuma ser relatado que algumas supostas pesquisas sobre hábitos de produtos se tornam um acordo para uma compra. Você deve denunciar esses tipos de chamadas à polícia.

Chamadas de Assédio

Esse termo refere-se a muitos tipos diferentes de chamadas irritantes, como as chamadas silenciosas e agressivas. Na maioria dos casos, a pessoa ou empresa liga várias vezes para o mesmo número de telefone.

Conselho: se um número de telefone liga constantemente, você pode simplesmente bloquear o número. Você também pode usar determinados aplicativos para bloquear chamadas. Para evitar golpes, você deve procurar mais informações sobre o número antes de revelar qualquer um dos seus dados.

Tentativa de Golpe

Este tipo de chamada não é confiável. Um golpista usará métodos duvidosos para tentar roubar seu dinheiro. O atentende pode fingir pertencer a uma empresa concorrente ou vender assinaturas ou produtos. Nornalmente, neste tipo de chamada o susposto atendente não fornece todos os detalhes sobre os produtos, nem sobre o contrato envolvido. Caso não tenha cuidado, você poderá receber faturas de compras que não fez.

Existem outros tipos de chamadas que se enquadram nessa categoria, por exemplo, como a chamada do primo distante, em que o chamador finge ser um membro da família para persuadi-lo a dar seu dinheiro. Outros exemplos são chamadas em que a pessoa finge ser um policial ou advogado. Esse tipo de chamada tem o intuito de tirar proveito das vulnerabilidades, informanado a quem está do outro lado da linha de que deve transferir dinheiro para pagar por um processo judicial ou para receber dinheiro da aposentadoria ou algo semelhante.

Conselho: nunca faça um contrato por telefone e não entregue informações confidenciais! Como regra, as autoridades nunca entrarão em contato com você por telefone - sempre enviarão informações por correio. Faça muitas perguntas para determinar a identidade de quem está ligando. Em caso de dúvida, encerre a ligação imediatamente e informe as autoridades relevantes.

Televendas

O termo operador de telemarketing refere-se a chamadas originadas de call centers, nas quais o atendente tenta vender seus produtos ou realizar pesquisas. Embora esse tipo de chamada geralmente não seja perigosa, alguns operadores não se comportam de maneira confiável e muitas vezes tentam pressioná-lo a comprar seus produtos e serviços.

Conselho: se você receber uma chamada inesperada de um operador de telemarketing, sempre poderá enviar à empresa uma solicitação por escrito para desativar o contato. Como alternativa, você pode denunciar o número à polícia ou ao Procon, se o achar ser algo perturbador.

Ping e chamadas automáticas

Ao longo dos anos, as reclamações referentes ao recebimento de chamadas de ping estão se tornando cada vez maiores. Embora a mídia avise sobre isso, esse tipo de ligação continua perturbando muitas pessoas. As chamadas de ping referem-se as chamadas em que o telefone toca apenas uma vez, o que significa que não há oportunidade para você atender. A pessoa do outro lado da linha espera que você retorne a ligação. Na maioria dos casos, essas chamadas são originárias do exterior, o que significa que você terá custos altos se ligar novamente. Em muitos casos, os golpistas deixam você em espera para que gere custos ainda mais altos pela chamada.

Conselho: você recebeu uma chamada de ping? Se for um número não reconhecido originário do exterior, é aconselhável que você não retorne a ligação, principalmente se não conhece alguém que mora em outro país. Dessa forma, você pode evitar possíveis custos.

3. Como eu posso me proteger?

Na era do GDPR (sigla provinda do inglês para Regulamento Geral sobre a Proteção de dados), seria possível pensar que chamadas incômodas estariam longe de ser um problema. No entanto, isso é uma mera ilusão. Antes do GDPR, era aceitável que empresas repasassem seus dados para outras empresas. Era legalmente aceitável compartilhar dados por meio do método de 'opt-out' (mensagens informativas associadas a campanhas de marketing sem que os destinatários as tenham solicitado) ao invés de um 'opt-in' (regras segundo as quais as mensagens de marketing ou de caráter comercial só podem ser enviadas para aqueles que expressam, prévia e explicitamente, o seu consentimento). Embora certamente não fosse uma prática ética ou legal, as empresas costumavam vender os dados de seus clientes com frequência.

Se você receber uma ligação inesperada, tenha cuidado e faça as seguintes perguntas:

Quem está ligando e por quê?
A pessoa não se identificou e disse ou nome da empresa? Peça esta informação! Se você estava esperando a ligação, ainda deve se certificar de que o interlocutor se apresente imediatamente junto com o motivo da ligação. A pessoa que está ligando deve fornecer essas informações precisas antes de fazer qualquer pergunta. Se o atendente solicitar seus dados pessoais ou bancários, você deverá encerrar a ligação imediatamente sem passar essas informações. Uma empreda que já negocia com você já teria essas informações e não as solicitaria novamente.

Se quem está ligando fornecer uma motivo que você não considera relevante ou não reconhece (como “você participou da competição X”), peça para receber mais informações por escrito, para poder examinar adequadamente os detalhes fornecidos. Não concorde com nenhum contrato ou confirme quaisquer dados pessoais por telefone, mesmo que estejam corretos. Se for uma chamada de telemarketing não solicitada, peça ao remetente que o remova de seus registros.

O número liga repetidamente?
Se o número de chamadas estiver aumentando e elas forem um incômodo, você deve bloquear o número. Com os apps para Android e iOS, você pode configurar a identificação de chamadas e o bloqueio de chamadas para números irritantes. A maioria dos roteadores e telefones fixos também oferece essa opção. Se você acredita que a ligação é provinda de fraude ou é uma ligação ilegal, deve informar o número à polícia ou ao Procon

4. Onde posso encontrar mais informações?

Compartilhe o que você sabe
Participe de blogs e fóruns! Muitas pessoas têm o mesmo problema e algumas podem já ter encontrado uma solução. Não hesite em pedir conselhos! No site do tellows, você pode encontrar informações e discussões sobre números fraudulentos conhecidos e pode encontrar essas informações durante ou após a ligação.
www.tellows.com.br

Denuncie
Embora possa parecer que as autoridades não estão preocupadas em resolver o problema, você deve sempre denunciar qualquer suspeita de fraude. Você pode solicitar ao PROCON do seu estado a retirada do número do seu telefone celular das ligações de telemarketing. Cada Estado possui uma forma de operar específica, mas, geralmente, basta preencher um breve cadastro.
Use listas telefônicas on-line
Com isso, você pode identificar os autores. Talvez você tenha perdido a ligação? Um diretório online pode ajudá-lo a descobrir se era legítimo ou uma farsa. Nosso site Telspy pode ajudá-lo a identificar seu fraudador.
https://www.telelistas.net/
https://www.diskfacil.com.br/
https://listaecia.com/

5. Eu forneci meus dados, o que faço agora?

Se você concordou com um contrato
Se pretendido ou não, após a ligação você receber um contrato que não deseja, poderá cancelá-lo. A maioria das ofertas gratuitas acaba se tornando automaticamente assinaturas pagáveis. Preste atenção às letras pequenas e procure on-line para encontrar mais informações sobre a empresa, bem como avaliações e experiências de clientes. Certifique-se de cancelar dentro do tempo de cancelamento e enviar sua solicitação de cancelamento de registro por escrito.

Se o dinheiro for roubado depois que você compartilhou seus dados bancários
Não há garantias neste caso. Se um terceiro roubar dinheiro da sua conta, há uma pequena chance de você receber esse dinheiro de volta. Principalmente, se o dinheiro ainda estiver na conta para a qual foi enviado. Frequentemente, os golpistas transferem o dinheiro em duas transações seguidas, assim, uma vez que o dinheiro sai da conta de destino, os bancos podem fazer muito pouco sobre isso. Os bancos farão um esforço razoável para recuperar o dinheiro roubado, mas se você tiver fornecido seus dados, eles não terão nenhuma obrigação de ajudar.

Se você transferiu dinheiro
Nesse caso, a chance de recuperar seu dinheiro é praticamente nula. Atualmente, em aplicativos bancários e até em agências, os bancos são muito cuidadosos para garantir que você não efetue a transferência se não tiver certeza do motivo pelo qual está pagando, pelo que está pagando ou se está sendo ameaçado. Isso significa que esta transação é de sua responsabilidade. Embora seja verdade que os bancos tentariam recuperar seu dinheiro, é muito improvável que você o veja novamente. Um recurso que pode ajudar na sua proteção é a opção de "pagar mais tarde". Se você não tiver certeza ou se sentir ameaçado, poderá organizar esse tipo de pagamento e, posteriormente, cancelar antes que o dano seja causado. Obviamente, a melhor opção é não efetuar o pagamento.